Não é um adeus, mas sim um até já…

Equipa Fénix,

No seguimento da minha carta dirigida a todo o Agrupamento quero mais uma vez agradecer-vos pelos momentos que passámos juntos, por me terem apoiado em todos os projectos que quisemos construir e por sem quererem me terem ajudado a crescer como escuteira e como Chefe de Equipa.


Gostava de vos deixar uma mensagem: a passagem na IVª Secção é uma excelente experiência de vida em comunidade, um espaço em que se desenham e realizam projectos de um grupo. Por isso mesmo, estejam sempre unidos e realizem todas as vossas vontades em equipa. Não desistam do ‘Servir sem Limites’! Acreditem que foi uma grande conquista e neste momento é uma actividade já muito falada e querida por todos. Participem nas actividades regionais para Caminheiros (Cenáculo, Regional do Caminheiro,…) pois são sem dúvida experiências únicas. Estarei sempre disponível para vos ajudar em tudo o que necessitarem, mesmo estando longe farei de tudo para vos auxiliar e apoiar sempre que precisarem! Deixo-vos o S. Paulo para vos acompanhar na vossa caminhada e para vos ajudar a seguir os rumos do Homem Novo.



Quero também agradecer em particular ao Chefe Paulo Martins. Foste o meu maior apoio nestes últimos anos na IV Secção, um ombro amigo.

Apoiaste-me incansavelmente nas reuniões, na realização das actividades, nos milhares de telefonemas e e-mails, etc. Nos momentos em que estava mais em baixo, alturas em que a Equipa parecia estar a perder altitude, deste-me sempre força para continuar e para nunca desistir. Obrigada pela paciência, dedicação, força, partilha, positivismo, carinho e principalmente pela tua presença que foi fundamental para que a IVª Secção no Agrupamento seja o que é hoje! Serás sempre um exemplo a seguir pela tua amizade, determinação e empenho! Obrigada por tudo!

 
 Estarei cá sempre para vos ajudar em tudo o que precisarem!
Canhotas e beijocas para todos vocês!


 
Caminheira Susana Abrantes
Suricata Fofi

Abertura do ano escutista 2011/2012

Equipa Fénix,

As férias já acabaram e um novo ano vai começar, com mais vontade e força de "Servir". Por isso estão todos convocados para darmos início ao ano escuta CNE, dia 8 de Outubro pelas 17h30 na sede DEVIDAMENTE fardados.

Forte Canhota,
Chefe Paulo Martins
(Lobo Distraído)

2º SERVIR sem LIMITES

·         Em Maio 2010…
Primeiro foi o semear: novas amizades, companheirismo, espírito de aventura, dedicação, união, necessidade de servir mais e melhor;
Foi o começo com o 1º “Servir sem Limites”, realizado em 2010 no Parque da Reboleira Sameiro-Manteigas onde a radicalidade das actividades proporcionadas pelo Ski-Parque fez par com o trabalho de limpeza da zona ribeirinha do rio Zêzere. Foram momentos de verdadeira vivência Escutista. A necessidade de ter de proteger para mais tarde poder usufruir era o propósito.

1º Servir sem Limites - 2010

·         Em Junho 2011…

Depois foi o colher dos frutos: com a presença de grande parte dos elementos já conhecidos da 1ª edição e de outros novos, surgiu o 2º “Servir sem Limites”. Sempre com o lema de Servir mais e melhor, levámos a bom porto o que nos propusemos desde o início. Um encontro repleto de emoções, de alegria, de oração e de trabalho. Ser escuteiro/caminheiro é também e sobretudo, dedicar-nos a causas nobres, levando o Cristo aos outros através do servir, sem querer nada mais em troca do que a certeza da missão cumprida.
Tudo começou na sexta-feira, 17 de Junho, e como qualquer bom anfitrião quisemos começar a actividade com a recepção aos participantes na nossa própria casa. A nossa sede, onde nos reunimos para planear tudo, foi o local escolhido para o primeiro contacto e para o já habitual quebra-gelo.
Ao longo da noite foram chegando os elementos inscritos, prolongando para mais tarde a hora do recolher…
No sábado, 18 de Julho, pela manhã (zinha) e depois de um pequeno-almoço recheado de iguarias tradicionais, rumamos ao alto da serra.

O primeiro dia seria de trabalho, puro e duro. A reabilitação da zona envolvente à capela da Nª Senhora da Estrela era o serviço proposto… A alegria e a vontade de fazer o bem estava presente no rosto de todos. Havia pintores, pedreiros, jardineiros e … chefes, claro. Como qualquer empresa de construção e com as tarefas bem definidas, não foi preciso muito tempo para se começar a notar a intervenção de todos.

Embora com alguma surpresa, aquando da limpeza do mato envolvente à escadaria de acesso á capela, não nos resignamos e “atacámos” o árduo trabalho de descobrir os supostos degraus, cobertos de detritos arrastados pelo rigor dos invernos serranos.

Por vezes começávamos a desanimar, mas como surgindo do nevoeiro, lá aparecia um elemento a “picar” e incentivar os restantes para a necessidade de cumprir o desafio proposto.

O trabalho foi estafante e doloroso e embora chegasse-mos ao fim do dia cansados, cheios de pó e terra era confortante a certeza de termos feito um bom trabalho.

Mas a jornada ainda não tinha acabado. Depois do jantar, na companhia de outros chefes e elementos dos Agrupº 231 e 232, foi a altura do “Grande Jogo”. Este foi realizado na zona da Penhas Douradas, percorrendo alguns pontos de interesse já conhecidos de muitos, como o Seixo Branco, Vale das Éguas, Fragão do Corvo, etc., terminando com uma pequena oração na Capela por volta das 2h00.
De regresso a casa era ainda hora de um “chazinho” e outros “bolinhos” na também já habitual Ceia Regional, onde se partilha aquilo que cada um trouxe da sua terra.
Por volta das… bem, era tarde… quando cada um se foi retirando para o merecido descanso.
No Domingo, 19 de Julho, e na impossibilidade da presença dum sacerdote, não quisemos deixar de celebrar o Dia do Senhor. Assim sendo, reunimo-nos na Capela onde realizámos a Celebração da Palavra. Sob o tema da actividade “Subir mais Alto” foi feita uma alusão aos profetas que usaram a montanha como forma de chegar mais perto de Deus. Depois, reflectimos em conjunto sobre as dificuldades em subir mais alto, no nosso dia-a-dia, em relação a Cristo e aos outros. No final ficou bem vincado um propósito em todos: “Subir (sempre) mais alto na nossa vida!”.
A hora de almoço chegou e depois de uma curta visita ao alto do Vale Formoso foi altura de, em redor da mesa, fazermos a avaliação da actividade revendo algumas fotos do “antes e depois” do trabalho realizado.

A entrega de algumas lembranças e certificados de presença, levou à renovação de votos de que numa próxima actividade a presença de todos seja uma certeza, assim como a vontade de cativar outros novos elementos.

Para a equipa organizadora o resultado foi bastante positivo uma vez que, perante a situação económica em geral, a participação de muitos elementos foi ajustada e a concretização de todos os objectivos propostos foi uma realidade.
 Agradecimentos:
Queremos agradecer aos Agrupamentos participantes - 580 Tortosendo e 801 Valverde - pois sem eles não teríamos conseguido subir tão alto!
Também queremos agradecer aos que nos ajudaram de muitas formas, são eles: o Município de Manteigas, a Junta de Freguesia de Santa Maria, a Comissão Fabriqueira da Igreja de Santa Maria, o “Centro de Massagens ADÈ”, o Salão “Lady Gui Cabeleireiros”, o Restaurante Santa Luzia”, a padaria “Companhia do Pão“, o Agrupamento 231 e a todos os que de uma forma, mais ou menos anónima nos incentivam a continuar a “Servir sem Limites”.

Distintivo 2º Servir sem Limites

Todos os escuteiros (Dirigentes, Caminheiros e Pioneiros em Insígnia de Ligação) que estiveram presentes na actividade "2º Servir sem Limites" organizado pela 4ª Secção do Agrupamento 231 Santa Maria - Manteigas nos dias 17, 18 e 19 de Junho de 2011 nas Penhas Douradas, podem usar na manga da camisa do lado direito, a insígnia comemorativa pelo período de um ano.



Forte Canhota,
Equipa Fénix

Sorteio Rifas "2º Servir sem Limites"

Informa-se que no dia 23 de Junho de 2011, Dia Santo "Corpo Deus" teve lugar no Agrupamento 231, a extracção dos números respeitantes ao concurso "2º Servir sem Limites" da qual resultaram os seguintes números sorteados:


                               Prémio A: Eliana Quaresma - LQ2
                               Prémio B: Elisa Quaresma - EQ4
                                       Prémio C: Gisele - 6


Parabéns aos vencedores!

Atentamente,
Equipa Fénix

AVISO - ULTIMA OPORTUNIDADE

Informam-se todos os interessados que devido ao enorme impacto (positivo) causado pela actividade "2º Servir sem Limites" que decorreu nos dias 17,18 e 19 de Junho na zona da Penhas Douradas, a Equipa FÉNIX deliberou transpor para o dia 23 de Junho - Dia Santo "Corpo de Deus" o sorteio dos nº respeitantes ao concurso com o mesmo nome e que tinha como dia do sorteio o ultimo dia da actividade (19 de Junho).

Assim sendo, todos os interessados poderão adquirir ainda um bilhete, que para além de ajudar a IVª Secção do 231, dá a oportunidade de ganhar um excelente prémio.

O sorteio irá decorrer após a procissão do Corpo de Deus.

Rifa "2º Servir sem Limites"

Mais informações serão oportunamente fornecidas...

Regional do Caminheiro

Nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2011, decorreu em Sandomil o Regional do Caminheiro e claro que a Equipa Fénix não podia deixar de ir...

A actividade foi fantástica e o local é maravilhoso! Para além das novas amizades que se fizeram, o ambiente foi espectacular e o espírito do caminheirismo esteve bem presentes em todos os participantes.

No entanto, temos pena que não haja mais participação por parte dos elementos da IVª Secção neste tipo de actividades, uma vez que são destinadas a nós Caminheiros! Espero que no próximo ano, o Regional do Caminheiro tenha ainda mais adesão, pois vale a pena viver todos estes momento que são proporcionados para nós e que são igualmente importantes na nossa caminhada como escuteiro!
(Susana Abrantes)

Forte canhota para todos os Caminheiros que mostraram que afinal a
IVª Secção ainda está viva na GUARDA!