Foi com o Tema “CHAMA EM TI” no pensamento que mais de duas dezenas de participantes em mais um “Servir Sem Limites” se prontificaram, não (desta vez) a por as mãos na obra, mas sobretudo a colocar o pensamento e o coração ao Serviço dos Outros.
Como sempre a atividade, foi totalmente organizada pela IVª Secção do Agrupª 231 – Santa Maria – Manteigas, ficando a Equipa FÈNIX encarregue de toda a logística do encontro (alimentação, acantonamento, jogos, outros eventos, etc.)

Cabe-nos aqui, fazer um pequeno Resumo da Atividade, nunca suficiente para descrever o sentimento e o espirito vivido por quem nela participou ativamente.

Sendo na sexta a receção aos participantes e tradicional quebra-gelo, foi no sábado bem cedo que nos dirigimos ao Quartel dos B.V.M. para uma manhã cheia de surpresas e subordinada ao tema: “Aprender é Saber Ajudar o Próximo”. – Numa autêntica manifestação de profissionalismo, dedicação e voluntariado, os soldados da paz mostram um completo e sofisticado “arsenal” de instrumentos, acompanhados da explicação da sua utilização nos diversos cenários, nomeadamente: Socorro a vítimas de acidentes de viação, desencarceramento, assistência com manobras de suporte de vida (viatura INEM); Todo o equipamento para socorro em incendio quer em florestas quer em habitações; para resgate em montanha e/ou prédios, et, tudo acompanhado de demonstrações com a participação dos participantes. No final houve uma boa feijoada no forno, em alegre convívio entre todos. Saímos dali com a confiança reforçada nestes Voluntários, que nas suas especialidades são autênticos profissionais.

Pelas 15h00, teve inicio a 2ª parte, na Santa Casa da Misericórdia sob o tema: “Quando eu era mais novo… era assim...” Começou com a Eucaristia, cantada pelos participantes, á qual se seguiram momentos de verdadeiro convívio com os nossos idosos. Pretendia-se que cada um se despose-se a ajudar naquilo que o seu coração reclama-se. Uns ajudaram no lanche dos idosos acamados, outros foram ouvintes de histórias e sentimentos dos mais velhos, houve ainda lugar a cânticos acompanhados da interação possível com os que podiam dar um pezinho de dança, etc. Foram momentos de alegria e boa disposição.

Chegado a hora, foi altura de regressamos ao Albergue, para um merecido Jantar Churrasco.

Já na entrada da noite, chegou o momento que, para nós Organização, mais nos marcou. Inicialmente chamado de “Fogo de Conselho”, acabou por se transformar num momento de reflexão, quase espontânea, onde todos revelaram o sentido do “Chama em Ti”. Foram momentos sentidos, simbolizados numa pequena vela, que passando de mão em mão, nos fez pensar no verdadeiro significado do ser Caminheiro ao serviço do Outro. Foi algo muito mais belo e valioso, que ficou bem gravado nos nossos corações.
A noite não podia acabar sem a Tradicional “Ceia da Partilha” seguida de um pequeno descanso.

No Domingo acordamos para um dia cheio de Sol, propicio para o Grande Jogo de Vila. Oportunidade de interagir com as pessoas e de conhecer os recantos e ruas da Vila de Manteigas. Mais tarde, já perto da hora de Almoço, a indispensável Avaliação da Atividade onde, de uma forma aberta e sincera, foram abordados todos os aspetos positivos e negativos da mesma, sempre com o intuito de melhor fazer.
A hora de almoço chegou, onde mais uma vez a boa disposição e o convívio foram os “Pratos Fortes” da refeição. Houve ainda lugar á oferta de uma pequena lembrança aos elementos mais assíduos, participantes em todos os “Servir Sem Limites”.
Por volta das 16h30 deu-se por terminada a atividade, desejando a todos um bom regresso a casa, e fazendo votos de que para o ano cá estaríamos todos para mais um “Servir sem Limites”.
Fica o nosso agradecimento aos Agrupamentos presentes: 231-Sta Maria Mtg (Organização);
232-S. Pedro Mtg; 134-Guarda; 801-Valverde; 1335-Aldeia Joanes; 580Tortosendo.

Aproveitamos a oportunidade para informar que nos termos do Regulamento do CNE a Ordem de Serviço n.º01/2012 do Agrupº 231, autoriza a que possam ser usados pelos participantes no “3º Servir Sem Limites” o respetivo emblema na manga da camisa do lado direito.Com uma forte Canhota
– Equipa Fénix – IVª – Agrup 231 Sta Maria - Manteigas
Mais informações: http://fenix231manteigas.blogspot.com/

0 comentários: