“3º Servir Sem Limites” CNE – IVª Secção Agrupº231

Mais um ano, mais uma atividade. A exemplo das duas primeiras edições, este ano a IVª Secção do Agrupamento 231 – Santa Maria - Manteigas, vai novamente promover o “3º Servir Sem Limites ”, atividade para Caminheiros do CNE-Corpo Nacional de Escutas, da região da Guarda.

Desta vez, quis a Equipe/Tribo Fénix, levar mais longe a mensagem e o espirito do Caminheirismo:
- Servir a Deus através do Próximo.

E nada melhor, que faze-lo em parceria com os Bombeiros Voluntários de Manteigas e com a Santa Casa da Misericórdia de Manteigas. Não será necessário relembrar a importância destas duas Entidades, na Ajuda e no Serviço aos mais necessitados, nomeadamente aos doentes e idosos.


No intuito de melhor conhecer e perceber a intenção e o sentido que está por trás desta atividade, cabe-nos aqui adiantar alguns dos pormenores mais importantes da mesma:

TEMA DA ATIVIDADE:
Nesta frase não se limita o significado da mesma, mas estende-se a todas as outras palavras que lhe estão diretamente ligadas, como por exemplo: Chamada, Chamamento, Chamado… ou a outras relacionadas, como Energia, Calor, Explosão, Fé, Liberdade, etc…

A ligação do significado e do sentido do “CHAMAmento” na Bíblia, está presente em diversas situações como manifestação de Deus aos homens. A Sua voz, o Seu amor, a Sua misericórdia, o Seu Reino eram muitas vezes acompanhadas de sinais, entre os quais está presente a Chama e/ou o Fogo.

São exemplo disso: A prova de Fé de Abraão, na imolação sobre o altar do filho Isaac; O Chamamento de Deus a Moisés, através da Sarça ardente; a Elias no Monte Carmelo; a João Batista nas palavras sobre o Batismo com Fogo; aos Apóstolos através do Espirito Santo sob línguas de fogo; e até ao fim do mundo com a antítese do Poder de Deus…

Portanto, como das cinzas do Fogo, também surgiu uma Fénix renovada e viva para voar cada vez mais alto, também nós quisemos libertar essa Energia e leva-la ao Serviço do Próximo.

Resumo da atividade:

1 – A atividade será realizada em Manteigas, nos dias 26, 27 e 28 de Outubro (conforme folheto anexo) e terá como lema “Chama em Ti “.

2 – Terá a colaboração de duas Instituições do concelho, ambas ligadas por vocação ao Serviço ao Próximo, BVM – Bombeiros Voluntários de Manteigas e Santa Casa da Misericórdia de Manteigas.

3 – O custo p/ participante para os três dias (com tudo incluído) de 12,50€/pessoa.


Liberta a tua Energia para o Próximo…


Certo da compreensão e apoio de todos vós, á realização desta atividade, e na esperança da vossa presença, despeço-me com uma Forte Canhota.

Paulo Martins - "Lobo Distraído"
(Chefe de Clã – IVª Secção)

PROGRAMA (resumido) DA ATIVIDADE


Sexta-feira 26.Outubro

Receção aos Participantes
Apresentação da Atividade
Chá da “Meia-noite”
Recolher …

Sábado 27.Outubro

Alvorada
Pequeno-almoço
Abertura da Atividade c/ Oração
(1ª parte) “Aprender é Saber Ajudar o Próximo” (Programa Próprio)
Almoço
(2ª parte) “Quando eu era mais novo… era assim...” (Programa Próprio)
Eucaristia
Jantar
Fogo Conselho
“Tempo de Partilha” - Ceia Regional
Recolher p/ descanso…

Domingo 28.Outubro

Alvorada
Passeio fora do Albergue
Oração ao Irmão “SOL”
Pequeno-almoço (reforçado)
De volta ao Albergue
Reunião p/ Avaliação da Atividade
Tempo livre (Limpeza geral, etc.)
Almoço - convívio
Encerramento “Adeus Final c/ um Até logo… (pro Ano)”



0 comentários: